12 de abril de 2011

O sopro de Uirá


Filtro dos Sonhos - Gaiola
Na semana passada foi aniversário do pequeno Uirá, e a tia coruja não poderia deixar de presenteá-lo com um lindo Filtro dos Sonhos inspirado no seu nome. Aproveitei que toda a decoração do seu quartinho é na cor verde água, tendo como tema a floresta brasileira.

O nome Uirá é inspirado no Uirapuru, pássaro muito comum na Floresta Amazônica, e que possui um canto longo e de uma melodia suave. Dizem que quando ele canta toda a floresta fica em silêncio rendendo-lhe homenagem.

De acordo com a lenda Tupi, um jovem guerreiro se apaixonou pela esposa de um grande cacique e, por não poder aproximar-se dela, pediu a Tupã que o transformasse em um pássaro. Tupã atendeu ao seu desejo transformando-lhe em um pássaro vermelho-telha, que à noite cantava para sua amada. Entretanto, quem notou seu canto foi o cacique que, fascinado, perseguiu o pássaro para prendê-lo, mas o Uirapuru se escondeu nas entranhas da floresta e o cacique por lá se perdeu. À noite, o Uirapuru canta para sua amada, esperando que ela descubra seu canto. O Uirapuru também é relacionado com felicidade.

Então, fica a dica para as mamães e papais que buscam energias positivas e resgate da nossa cultura original!

4 comentários: